Estamos quase a enfrentar o temido regresso às aulas. Aquela época do ano que dá muitas dores de cabeça aos pais, e muito stresse aos estudantes. Dependendo do ano letivo, as necessidades de cada estudante variam.
Claro que, também, variam os métodos de estudos que diferem de pessoa para pessoa, mas independente disso, é importante que existam um local em casa onde seja possível o estudante se dedicar aos livros.
A primeira dica é criar um ambiente organizado, de preferência com luz natural e uma decoração limpa de distrações. Caso o estudo habitualmente se prolongue pela noite dentro, também é fundamental apostar numa boa iluminação artificial.
Criar um plano de estudo, também, é uma boa maneira de garantir que nada fica esquecido, e uma boa maneira de apostar na organização dos estudos. Segundo os especialistas, arrumar o ambiente de trabalho assim que se termina o dia, também é uma boa maneira de garantir que um bom ambiente e claro uma boa organização que é fundamental, quando se tem, muitas matérias entre mão.
O conforto também é fundamental, principalmente para a saúde, desta forma, é importante que a cadeira ou poltrona escolhida para estar à secretária seja confortável e garanta o devido apoio à zona lombar, desta forma é possível garantir que o estudante não termina do seu período de estudo com dores nas costas, como garante que futuramente a sua saúde seja melhor.
Na hora de estudar, também existem algumas coisas que devem ser tidas em conta, uma delas é determinar metas e objetivos, e neste caso, se os estudantes ainda forem muito jovens para estabelecer os seus objetivos curriculares, o ideal é que o encarregado de educação se reúna com ele e o ajude a estabelecer as metas a que se propõe.
Também é fundamental que exista uma rotina equilibrada na vida do estudante, e isso inclui uma alimentação equilibrada e uma boa rotina de sono, com as horas necessárias.
De resto as dicas são as mesmas todos os anos, por aqui, a nossa sugestão é que se encontrem maneiras de fazer os estudantes gostarem de estudar, e transformar essa obrigação em algo que lhe dê prazer.