Acredito que ninguém, diga que não a umas boas horas de sono!
Vários estudos, lembram-nos que, a boa qualidade do sono, vai influenciar a nossa, saúde, o nosso humor e claro, a nossa qualidade de vida. Se por algum motivo sentem alguma dificuldade na hora de dormir, o ideal é procurarem o vosso médico de família, contudo, se as vossas noites mal dormidas estão associadas a situações pontuais, talvez seja boa ideia conhecerem algumas práticas que podem ajudar na hora de ter uma boa noite de sono:
1. Respirar fundo e devagar, usando a narina esquerda, causa um efeito relaxante que acalma o corpo e a mente ajudando assim a adormecer mais facilmente.
2. Evitem levar pensamentos confusos e preocupações para a cama. Não é a toa que se diz que devemos “desligar a cabeça”, antes de dormir.
3. A atividade física também ajuda a relaxar o corpo e a mente, por isso práticas como a meditação e o ioga podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.
4. E se algumas coisas ajudam a dormir melhor, outras podem ser verdadeiros inimigos na hora de dormir. Por exemplo, o consumo de café e a presença de luz contribui para a dificuldade em adormecer e de manter a qualidade durante todo o sono.
5. Sempre que possível, apostem naquilo que os especialistas chamam jantar sonolento, isto porque os alimentos ricos em nutrientes, como triptofano, o magnésio e a melatonina, vão ajudar a dormir muito melhor.
É importante reforçar que estas dicas são baseadas em estudos, e que não são fórmulas milagrosas que vão funcionar com todas as pessoas. Também é importante, que, tal como referi no início deste artigo, procurem ajuda médica, caso a dificuldade em manter a quantidade e a qualidade do sono se prolongue por muito tempo. Outra coisa, é procurarem fazer adaptações no vosso estilo de vida, que vos ajude a definir aquilo que funciona melhor com cada um.