A cozinha é uma das divisões que foi mudando ao longo das últimas décadas, nomeadamente, se estivermos a falar da cozinha como um lugar central e multifuncional. É nesta perspetiva que surge a cozinha equipada com uma ilha.
Apesar de vivermos uma espécie de inverno demográfico, as cozinhas são hoje construídas para receber o máximo de pessoas, sobretudo familiares e amigos. Neste ponto, a ilha torna-se um ponto de referência, isto é, um lugar de encontro onde a comida e a partilha dos instantes assumem uma importância salutar.
Para se conseguir usufruir de toda a funcionalidade deste espaço, não podemos descurar os aspetos ligados à decoração. Com efeito, cada vez mais surgem artigos da especialidade que remetem para a decoração de cozinhas com ilha central, algo inimaginável há uns anos. Hoje, poucas pessoas sonham com uma cozinha fechada, escondida nos confins das nossas casas ou dos nossos apartamentos. A cozinha do nosso século é uma extensão direta da sala de estar ou de jantar, concebida não só preparar refeições mas também para servir de espaço de convívio entre familiares e convidados. É neste cenário que a cozinha com ilha se torna o elemento central e fulcral de inúmeros lares.
Se quisermos criar a nossa cozinha com ilha não precisamos de ser uma decoradora de excelência, ainda que se recorrermos aos serviços de uma tenhamos a vida facilitada para além de a qualidade estar garantida.
Hoje em dia, a cozinha é um espaço social, pois permite frequentemente que estejamos a cozinhar ao mesmo tempo que estamos a conversar com os nossos familiares ou convidados quer física quer virtualmente. A ilha desempenha desta forma uma função aglutinadora. Além disso, a ilha permite igualmente que possamos confecionar os nossos pratos e comê-los no mesmo lugar. Em tempos de correria sistemática, essa valência não é de descurar.
No que diz respeito à decoração de cozinhas com ilha, é de destacar um ponto que muitos frequentemente olvidam: as ilhas centrais não têm de estar fixas ao chão, pelo contrário, podem ter rodas em vez de pernas e ter também gavetas e portas para espaços de arrumação. Outra vantagem prende-se com a possibilidade de a ilha poder ser deslocada e utilizada quer para preparar alimentos quer para desfrutarmos da nossa refeição.
Se pensarmos que o conceito de ilha se aplica somente à cozinha, estaremos completamente errados. Uma das tendências mais inovadoras no âmbito da decoração de casas de banho prende-se com a utilização da banheira de ilha.
Com efeito, a colocação de uma banheira de ilha dá um toque de leveza e sumptuosidade ao espaço. Desde o modelo da banheira em ferro fundido esmaltada de pés vitoriana ao modelo mais contemporâneo com linhas quase futuristas, este tipo de banheira adapta-se a todos os interiores. O único entrave é a necessidade de um espaço avantajado.
Por outro lado, existe também a possibilidade de colocar uma casa de banho integrada em forma de ilha. Assim, seria possível ter num só móvel todos os elementos da casa de banho. Apesar de ser uma tendência bastante inovadora dos últimos tempos, encontram-se no mercado algumas soluções de design original e impactante. Neste domínio destaca-se a empresa italiana Makro que lançou em 2006 a Makro Systems, uma abordagem diferente para a casa de banho, que tinha como objetivo a retirada de fronteiras ou limites graças à integração de várias funcionalidades encaixadas umas nas outras. Com esta inovadora abordagem, o espaço da casa de banho tornava-se um espaço visualmente aberto, potenciando toda a sua funcionalidade.
Como escreveu Albert Einstein “A imaginação é mais importante que o conhecimento, porque o conhecimento é limitado, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.” Poderíamos acrescentar que a imaginação é a única opção para quem procura uma solução.
Alexandre Luís