Há dezenas e dezenas de tipos de perfume… Por isso, quando temos de escolher um, nem sempre sabemos como o fazer.
Quais são os aspectos a considerar para descobrir a fragrância ideal, aquela que revelará toda a nossa sensualidade e se adaptará melhor aos nossos gostos, mas também à nossa própria individualidade?
Aqui estão algumas dicas para o ajudar a conseguir isto…
1 – Conheça o seu tipo de pele
Em primeiro lugar conheça o seu tipo de pele. Se a sua pele for seca, a fragrância evaporará mais rapidamente. Neste caso, é preferível escolher uma fragrância mais intensa que se prolongue ao longo do dia.
Por outro lado, se a sua pele for bastante oleosa ou combinada, os aromas frescos são mais apropriados.
2 – Esperar um pouco
O cheiro que se obtém nos primeiros segundos pode dar-lhe uma pista, mas só após cerca de 30 minutos é que todas as fragrâncias se revelam.
Em vez de se apressar a escolher com base nas primeiras impressões, é melhor esperar algum tempo e depois determinar se ainda gosta das notas finais da fragrância.
3 – Não se limite aos grandes nomes
As casas de alta costura e cosmética lançam anualmente novas fragrâncias, mas as perfumarias artesanais também oferecem perfumes baratos muito interessantes e originais. Em alguns casos, o serviço personalizado permite-lhe mesmo adaptar o perfume da sua escolha às suas preferências pessoais.
Afinal de contas, não é o nome do perfume que importa, é o cheiro, não é?
4 – Ter vários perfumes
Nem todos os tipos de fragrâncias são adequados para todas as situações… Por vezes um cheiro fresco é perfeito para o escritório ou para as actividades normais, mas quer-se ser mais misterioso e sensual para uma noite romântica.
Não há nada que o impeça de ter várias garrafas na sua casa de banho para se adaptar às circunstâncias.
5 – Fazer um teste na web
Existem muitos websites que oferecem testes para o ajudar a identificar o tipo de perfume que é adequado para si. É uma boa ideia fazer alguns destes para que saiba onde está antes de ir à loja de perfumes da sua escolha.
Dessa forma, em vez de chegar como um elefante numa loja de porcelana, terá uma ideia do que procura.
6 – Não experimente fragrâncias diferentes ao mesmo tempo
Mesmo que não os pulverize no mesmo local, os aromas misturar-se-ão e impedir-lhe-ão de fazer uma escolha ideal. É melhor experimentar um cheiro de cada vez, ou ainda melhor, usar pequenos papéis impregnados de cheiro.
Depois de decorrido o tempo mínimo de 30 minutos para perceber todas as notas do perfume, volte à perfumaria para experimentar na sua pele aquela de que mais gosta.
7 – Pedir conselho aos profissionais
Nas perfumarias, o pessoal tem geralmente de seguir uma formação que o torna capaz de responder a todas as suas perguntas e ajudá-lo a fazer a sua escolha.
Não hesite em pedir-lhes que o ajudem. É para isso que eles estão lá!
Atreva-se!
Veste o mesmo perfume há séculos? Saiba que com o tempo, a nossa pele muda, tal como os nossos gostos e personalidade.
Por vezes algo tão simples como mudar o seu perfume (ou estilo de perfume) pode realmente fazê-lo sentir-se como uma pessoa diferente e trazer à tona coisas em si que nunca soube que existiam…